Faça de todos seus erros seus maiores aliados

Houve uma pequena unidade de pessoas que se questionou o motivo da minha brevidade e discrição. Veja bem, aqui restrinjo os dados unicamente ao essencial. Sou uma pessoa comum, que leva uma vida básica. Consideram-me um condutor; um guia turístico (é a minha tarefa). Seres humanos que compartilham da mesma natureza, podem ser denominadas ‘Cavaleiros das Trevas’, pois esse é o nosso habitat natural. Reconheço que utilizei um termo que será tido como infantil, besta e idiota. Está tudo bem. Este refúgio foi originalmente estruturado para todos os que têm fome e sede de crescimento, não para ser um blog devoto a registros do meu cotidiano. Conteúdos assim existem à farta, na boa.

FINANÇAS & EMPREENDIMENTOS

1/1/20262 min ler

Um ano de solitude, dez anos de sabedoria

Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam. – Thomas Edison

Antes de iniciar a reflexão de hoje, deparei-me com uma imagem do anti-herói Venom. Se você me solicitasse uma representação figurada, seria a dele. Erros necessitam ser examinados, estudados e, finalmente, fundidos à sua personalidade. Existem outros exemplares clássicos: Gojeta, Gotenks e Cell Perfeito.

Na série animada designada “O Espetacular Homem-Aranha”, Peter inicialmente contemplou os rendimentos da simbionte; contudo, passou a odiá-la posteriormente, após ter conhecido suas imperfeições.

Veja bem: erros humanos são tratados igualmente assim (como um fardo). Suponho que muitos seres racionais tem uma perspectiva distorcida acerca deles. Todos necessitam ser encarados como indicadores do que funciona ou não; quanto mais experiências a pessoa dispõe, mais eficientes serão seus rendimentos.

No Rio de Janeiro existem localizações que é necessariamente recomendável evitar, por serem arriscadas. Um motorista necessita estar familiarizado com todas vias, direções e localizações para alcançar destinos específicos de maneira rápida e efetiva, economizando combustível. É desse modo que agem aqueles que aprenderam com seus erros.

Arquétipos

De agora em diante, você deve mudar. Sua missão será parar de depreciar seus erros e evitar varrê-los para debaixo do tapete. Veja por si: Peter Parker, no momento em que desfez do seu lado negativo, afastou elementos que potencialmente seriam capazes de torná-lo melhor.

Adicionalmente, proponho que identifique qual é seu arquétipo para promover seu autoconhecimento. Não há achismo nisso; trata-se de pura ciência. Existem testes gratuitos disponíveis no Google, capazes de exteriorizar suas características e virtudes até então ocultas. Ao assegurar essa segunda etapa, prossiga para a terceira.

Anotações

Já sugeri diversas vezes um procedimento que tem em vista harmonizar sua mente. Ele não faz milagres, mas julgo-o mais saudável que medicamentos. Não tenho nada contra, mas também nada a favor. Somente quero lhe propor um desafio; contudo, é indispensável segui-lo à risca:

Adquira um caderno de anotações; selecione temáticas do dia que causaram-lhe desconforto (seja recordações, falhas ou imprevistos) e faça questionamentos. Seja curioso, como um entrevistador, e, simultaneamente, como um entrevistado que possui o prazer em expressar suas emoções e sentimentos mais profundos.